Página Inicial

Aprosoja SC pede mudanças no acesso a crédito a cooperativas

Publicado em 11 de setembro de 2017

A Associação dos Produtores de Soja de Santa Catarina (Aprosoja-SC), a Organização das Cooperativado Brasil (OCB) e a Frente Parlamentar da Agropecuária pediram ao presidente do Banco Central, Illan Goldfajn, a revisão das novas regras para captação de recursos anunciadas no último Plano Agrícola e Pecuário. O tema foi discutido na quarta-feira (9/8), em Brasília.

De acordo com o presidente da Aprosoja SC, Cláudio Hartmann, o principal ponto reivindicado é a alteração da rubrica de fornecimento aos cooperados, através do qual o governo está exigindo que as cooperativas identifiquem os produtores que irão comprar insumos.

?Isto inviabiliza porque sabemos que o produtor, num determinado momento, pode mudar o que ele vai fazer, se vai plantar milho ou soja Isto nos preocupa. São medidas que afetam diretamente o acesso ao crédito das cooperativas?, afirmou.

O grupo também pede alterações na regra que estabeleceu uma linha de crédito de comercialização e industrialização só para custeio, além do limite de 25% de subsibilidade das cooperativas e o estabelecimento de um limite de CNPJ para o custeio de fornecimento de insumos para suinocultura, pecuária e avicultura.

O tema já havia sido debatido em julho, durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

Fonte: Aprosoja Brasil